Método do Caso

Metodologia criada por Harvard e utilizada pelo ISE e IESE proporciona a análise de situações e cenários de negócios que demandam decisões claras e assertivas. O Método permite explorar dilemas reais de negócios ocorridos em diversos setores e países com objetividade e circunspecção. Atua como acelerador de experiências com analogia de situações relatadas nos casos e a realidade promovendo alto índice de retenção do conhecimento por meio de vivências que servem para situações futuras e facilita a visão sistêmica da organização resultando na avaliação do impacto das decisões.

Cada estudo de caso desafia a repensar a abordagem pessoal na resolução de problemas, no diagnóstico preciso das causas e relações entre diferentes áreas, bem como alternativas e melhores soluções para os diferentes desafios de liderança.

Permite ainda integrar a experiência pessoal prática com os inputs de colegas e professores, ampliando de forma exponencial a visão do todo e a exercitar a virtude da prudência na tomada de decisões complexas e inusitadas, dentro de um ambiente seguro e voltado ao aprendizado conjunto.

Trata de ser mais capaz, e não apenas de saber mais. O método do caso tem por finalidade produzir uma transformação pessoal, além do aperfeiçoamento de tomada de decisão.

Visando o aprimoramento da capacidade de implementação através do uso de metodologias práticas e experienciais, além do Método do Caso, presente em todos os programas, a Escola também apoia-se em outras metodologias experienciais práticas que espelham a realidade das empresas tais como role plays, games, simuladores, Ética e Literatura (que parte da leitura de clássicos universais para refletir sobre o atuar no mundo dos negócios), assessments, e workshops.

Material didático internacional

O ISE utiliza predominantemente casos publicados por Harvard e IESE Business School. Além disso, conta com uma produção própria de conhecimento, que obedece aos critérios internacionais de rigor em metodologia e relevância de conteúdo.

Destaques do Método do Caso:

  • Metodologia criada por Harvard e aperfeiçoada constantemente pelo Comitê Harvard IESE
  • Exercita e aprimora a tomada de decisão, habilidades e competências
  • Permite a aplicação imediata dos conhecimentos
  • Facilita a visão sistêmica da organização, avaliando o impacto das decisões
  • Promove a Perspectiva da Direção Geral
  • Aumenta a eficácia e autoconfiança

O Método do Caso é composto por três fases:

Etapa 1

Estudo Individual

O participante é colocado no centro de uma importante decisão relacionada ao futuro de um projeto empresarial em um momento-chave.

Seu desafio é elaborar sua própria estratégia e sugerir encaminhamento para as questões propostas.

Etapa 2

Reunião de Equipe

Organizados em equipes heterogêneas, os participantes expõem suas análises e soluções para o grupo.

Nesse momento, reafirmam sua linha de pensamento e argumentação ou encontram alternativas enriquecedoras construídas com a equipe.

Etapa 3

Sessão Plenária

Finalmente, o grupo se reúne para uma sessão plenária conduzida pelo professor, que com rigor metodológico, dirige a discussão e avalia as diferentes soluções exploradas.

Nesse momento, são alinhados conceitos, decisões e riscos.

Em cada uma das 3 fases os participantes são desafiados a realizar:

ANÁLISE DOS FATOS  •  DEFINIÇÃO DO PROBLEMA  •  ANÁLISE DE POSSÍVEIS SOLUÇÕES  •  SÍNTESE DA DECISÃO

O domínio da prática da direção geral exige competências específicas. Dirigir é conseguir que as atividades se completem com êxito. É decidir e resolver problemas com as pessoas e por meio das pessoas. O desenvolvimento destas capacidades e a revisão de atitudes e valores ocorre apenas por meio da descoberta pessoal. Nos programas do ISE, essas descobertas são intensas pela eficácia do método do estudo de casos e pela dedicação ao crescimento de cada participante.

Os participantes são protagonistas das diferentes situações reais de negócios, em diferentes contextos, e se desenvolvem a partir da própria experiência e do conhecimento do grupo, aprendendo a tomar melhores decisões enquanto se tornam melhores pessoas.