+ de 25 anos de história
Citações de uma conversa do Professor Carlos Alberto Racca, Co-fundador do ISE Business School e Professor de Operações
Se tivesse que recomeçar faria tudo de novo, pois o fim é estupendo!
Se tivesse que recomeçar faria tudo de novo, pois o fim é estupendo!
1957
Fundação do IESE por inspiração de São Josemaria Escrivá, primeiro Grão Chanceler da Instituição que possuía a visão clara do bem que se poderia fazer ao mundo levando a outros continentes a missão de impactar de forma profunda e duradoura as pessoas, as empresas e a sociedade.
Já nos finais dos anos 60/70 era evidente que a forma com que estávamos dirigindo empresas tinha algumas fraturas. O gerenciamento científico não dava respostas suficientes para os problemas de funcionamento. Estava claro que muita coisa dependia do comportamento das pessoas da empresa.
1972
Fundação do CEU (Centro de Extensão Universitária) – mantenedora das escolas do grupo – e do CEU Law School.
1996
O ISE Business School (Escola de Direção Geral) surge no Brasil num momento em que já havia outras escolas estabelecidas aqui.
E o que é comunidade de pessoas? É, simplesmente, reconhecer que o mais importante numa empresa é o homem e não os seus sistemas.
Convicção de que só se consegue melhorar uma empresa de cima para baixo. E o papel do líder máximo é fundamental no processo. E, então, fundamos o ISE.
Quando se pinta um quadro, há todo o conhecimento de quem pinta – o pincel é só um instrumento. Nós – Paulo Ferreira, Vilarinho e eu – nos considerávamos este instrumento. Para nós, isto sempre foi claro.
E o que é comunidade de pessoas? É, simplesmente, reconhecer que o mais importante numa empresa é o homem e não os seus sistemas.
Convicção de que só se consegue melhorar uma empresa de cima para baixo. E o papel do líder máximo é fundamental no processo. E, então, fundamos o ISE.
Quando se pinta um quadro, há todo o conhecimento de quem pinta – o pincel é só um instrumento. Nós – Paulo Ferreira, Vilarinho e eu – nos considerávamos este instrumento. Para nós, isto sempre foi claro.
1997
Fundação do Master Negócios de Mídia.
1998
Naquela época, a noção de os executivos voltarem a estudar, fazer algum tipo de reciclagem, principalmente nos níveis altos das organizações, era muito pequena. E quando se falava nisto, considerava-se ir para fora do país – Harvard, Stanford, Insead.
PAD – em Campos do Jordão
(equivalente ao AMP dos tempos atuais)
Apoio IAE da Argentina e IPADE no México
(equivalente ao AMP dos tempos atuais)
Nossa forma de ser e trabalhar faz com que sejamos tão respeitados e reconhecidos pela excelência da formação das pessoas.
Nossa forma de ser e trabalhar faz com que sejamos tão respeitados e reconhecidos pela excelência da formação das pessoas.
2002
Associação ao IESE e oferta de programas internacionais para executivos da Alta Direção de empresas. Desenvolvimento de casos e pesquisas conjuntas. Professores com PhD no IESE.
O professor do ISE não tem um papel comum. É mais do que passar conteúdo, é passar para nossos alunos o conhecimento que se tem, a forma como ele faz as coisas, suas atitudes – e que não estão escritas. Ele não pode se preocupar só com a aula – é melhor perguntar mais e deixar discutir mais que tentar passar algum conceito.
O professor do ISE não tem um papel comum. É mais do que passar conteúdo, é passar para nossos alunos o conhecimento que se tem, a forma como ele faz as coisas, suas atitudes – e que não estão escritas. Ele não pode se preocupar só com a aula – é melhor perguntar mais e deixar discutir mais que tentar passar algum conceito.
2007
Início da Oferta de Programas Focados de Curta Duração e Programas Customizados para as empresas.
Uma empresa é um conjunto de pessoas que trabalham juntas para atingir alguns objetivos em comum: entregar produtos ou serviços para a melhoria da comunidade em que estão inseridas, criar valor econômico para poder manter os seus stakeholders, criar valor humano agregado e ter continuidade.
Uma empresa é um conjunto de pessoas que trabalham juntas para atingir alguns objetivos em comum: entregar produtos ou serviços para a melhoria da comunidade em que estão inseridas, criar valor econômico para poder manter os seus stakeholders, criar valor humano agregado e ter continuidade.
2012
Com a recém inaugurada sede na Martiniano de Carvalho a parceria com o IESE Business School ganhou ainda mais força, impulsionada por dois acontecimentos: o início da primeira turma de Executive MBA – primeira edição do programa fora da Europa – e realização da IESE Global Alumni Reunion em São Paulo – pela primeira vez realizada na América Latina. Ainda em 2012 o IESE Business School foi reconhecido como instituição com melhor Educação Executiva do mundo segundo a revista Financial Times. Fato que também se repetiu por 6 anos consecutivos de 2015 a 2020.
Para velejar você precisa do mar, do barco, do casco, da vela, saber que existe a força do vento, conhecer a flutuação. Isto qualquer um sabe. O difícil é colocar o barco na água e levar o barco na direção que você quer. Nós não ensinamos a construir a vela, o casco e o leme. Ensinamos a entrar no barco, avaliar os problemas e seguir em frente.
Para velejar você precisa do mar, do barco, do casco, da vela, saber que existe a força do vento, conhecer a flutuação. Isto qualquer um sabe. O difícil é colocar o barco na água e levar o barco na direção que você quer. Nós não ensinamos a construir a vela, o casco e o leme. Ensinamos a entrar no barco, avaliar os problemas e seguir em frente.
2014
Primeiro Programa de Colaboradores.
O programa de colaboradores é estruturado justamente para passar estes valores; no primeiro falamos da simplicidade e na sequência da humildade.
Cada pontinho que faz o todo é importante para a percepção geral. Todos no ISE somos igualmente importantes para o resultado. Lá no começo já era assim – cada uma fazia uma coisa e todos eram importantes.
O programa de colaboradores é estruturado justamente para passar estes valores; no primeiro falamos da simplicidade e na sequência da humildade.
Cada pontinho que faz o todo é importante para a percepção geral. Todos no ISE somos igualmente importantes para o resultado. Lá no começo já era assim – cada uma fazia uma coisa e todos eram importantes.
2019
Início dos Programas de Imersão com o Lançamento de Decisões 4.0.
Somos uma escola de direção geral. Na formação tradicional, a pessoa estuda, trabalha e vira um executivo. Na escola de negócios ela tem acesso a ferramentas que a ajudam a trabalhar bem: estratégia, processos e estrutura. Aqui, no ISE, permitimos que este diretor geral, ou o executivo que está sendo preparado para esta função, faça ainda melhor o que ele já vinha fazendo.
Somos uma escola de direção geral. Na formação tradicional, a pessoa estuda, trabalha e vira um executivo. Na escola de negócios ela tem acesso a ferramentas que a ajudam a trabalhar bem: estratégia, processos e estrutura. Aqui, no ISE, permitimos que este diretor geral, ou o executivo que está sendo preparado para esta função, faça ainda melhor o que ele já vinha fazendo.
2020
Lançamento do Programa de Educação Executiva DEEP e do modelo “connected by learning” que permitiu vivenciar o Método do Caso e mesma troca de experiências com participantes de diferentes regiões em aulas online, 100% ao vivo. Nossa escola associada AESE também replicou o programa em Portugal.
Lançamento de Decisões 4.0
No Método do Caso, o professor não dá a solução, ele tem que tirar do aluno esta solução. Assim, o professor tem que ser uma pessoa que não está pensando nele – embora seja um doutor, laureado – está pensando no aluno. Tem que ser generoso, humilde, curioso. Tem que ter capacidade de enxergar os alunos porque a cada aula ele tem que fazer ajustes para cada tipo de sala com alunos diferentes – como eles são e não como ele gostaria que fossem!
No Método do Caso, o professor não dá a solução, ele tem que tirar do aluno esta solução. Assim, o professor tem que ser uma pessoa que não está pensando nele – embora seja um doutor, laureado – está pensando no aluno. Tem que ser generoso, humilde, curioso. Tem que ter capacidade de enxergar os alunos porque a cada aula ele tem que fazer ajustes para cada tipo de sala com alunos diferentes – como eles são e não como ele gostaria que fossem!