+ de 25 anos de história

Citações de uma conversa do Professor Carlos Alberto Racca, Co-fundador do ISE Business School e Professor de Operações

Se tivesse que recomeçar faria tudo de novo, pois o fim é estupendo!

fundacao-iese
Fundação do IESE

1957

Fundação do IESE por inspiração de São Josemaria Escrivá, primeiro Grão Chanceler da Instituição que possuía a visão clara do bem que se poderia fazer ao mundo levando a outros continentes a missão de impactar de forma profunda e duradoura as pessoas, as empresas e a sociedade.

Já nos finais dos anos 60/70 era evidente que a forma com que estávamos dirigindo empresas tinha algumas fraturas. O gerenciamento científico não dava respostas suficientes para os problemas de funcionamento. Estava claro que muita coisa dependia do comportamento das pessoas da empresa.

ceu-

1972

Fundação do CEU (Centro de Extensão Universitária) – mantenedora das escolas do grupo – e do CEU Law School.

fundacao-ise

1996

O ISE Business School (Escola de Direção Geral) surge no Brasil num momento em que já havia outras escolas estabelecidas aqui.

E o que é comunidade de pessoas? É, simplesmente, reconhecer que o mais importante numa empresa é o homem e não os seus sistemas.

Convicção de que só se consegue melhorar uma empresa de cima para baixo. E o papel do líder máximo é fundamental no processo. E, então, fundamos o ISE.

Quando se pinta um quadro, há todo o conhecimento de quem pinta – o pincel é só um instrumento. Nós – Paulo Ferreira, Vilarinho e eu – nos considerávamos este instrumento. Para nós, isto sempre foi claro.

master-logo

1997

Fundação do Master Negócios de Mídia.

associacoes-ise

1998

Naquela época, a noção de os executivos voltarem a estudar, fazer algum tipo de reciclagem, principalmente nos níveis altos das organizações, era muito pequena. E quando se falava nisto, considerava-se ir para fora do país – Harvard, Stanford, Insead.

PAD – em Campos do Jordão
(equivalente ao AMP dos tempos atuais)

Apoio IAE da Argentina e IPADE no México

Nossa forma de ser e trabalhar faz com que sejamos tão respeitados e reconhecidos pela excelência da formação das pessoas.

programas-internacionais
Paulo Ferreira no ISE em 2002

2002

Associação ao IESE e oferta de programas internacionais para executivos da Alta Direção de empresas. Desenvolvimento de casos e pesquisas conjuntas. Professores com PhD no IESE.

O professor do ISE não tem um papel comum. É mais do que passar conteúdo, é passar para nossos alunos o conhecimento que se tem, a forma como ele faz as coisas, suas atitudes – e que não estão escritas. Ele não pode se preocupar só com a aula – é melhor perguntar mais e deixar discutir mais que tentar passar algum conceito.

aula-2007
Aula em 2007

2007

Início da Oferta de Programas Focados de Curta Duração e Programas Customizados para as empresas.

Uma empresa é um conjunto de pessoas que trabalham juntas para atingir alguns objetivos em comum: entregar produtos ou serviços para a melhoria da comunidade em que estão inseridas, criar valor econômico para poder manter os seus stakeholders, criar valor humano agregado e ter continuidade.

primeira-turma-emba
1º dia de aula EMBA

2012

Com a recém inaugurada sede na Martiniano de Carvalho a parceria com o IESE Business School ganhou ainda mais força, impulsionada por dois acontecimentos: o início da primeira turma de Executive MBA – primeira edição do programa fora da Europa – e realização da IESE Global Alumni Reunion em São Paulo – pela primeira vez realizada na América Latina. Ainda em 2012 o IESE Business School foi reconhecido como instituição com melhor Educação Executiva do mundo segundo a revista Financial Times. Fato que também se repetiu por 6 anos consecutivos de 2015 a 2020.

Para velejar você precisa do mar, do barco, do casco, da vela, saber que existe a força do vento, conhecer a flutuação. Isto qualquer um sabe. O difícil é colocar o barco na água e levar o barco na direção que você quer. Nós não ensinamos a construir a vela, o casco e o leme. Ensinamos a entrar no barco, avaliar os problemas e seguir em frente.

programa-colabores
Programa de Colaboradores em 2014

2014

Primeiro Programa de Colaboradores.

O programa de colaboradores é estruturado justamente para passar estes valores; no primeiro falamos da simplicidade e na sequência da humildade.
Cada pontinho que faz o todo é importante para a percepção geral. Todos no ISE somos igualmente importantes para o resultado. Lá no começo já era assim – cada uma fazia uma coisa e todos eram importantes.

turma-decisoes40
1ª Turma Decisões 4.0

2019

Início dos Programas de Imersão com o Lançamento de Decisões 4.0.

Somos uma escola de direção geral. Na formação tradicional, a pessoa estuda, trabalha e vira um executivo. Na escola de negócios ela tem acesso a ferramentas que a ajudam a trabalhar bem: estratégia, processos e estrutura. Aqui, no ISE, permitimos que este diretor geral, ou o executivo que está sendo preparado para esta função, faça ainda melhor o que ele já vinha fazendo.

aula-online
Aula online ao vivo: Connected by Learning

2020

Lançamento do Programa de Educação Executiva DEEP e do modelo “connected by learning” que permitiu vivenciar o Método do Caso e mesma troca de experiências com participantes de diferentes regiões em aulas online, 100% ao vivo. Nossa escola associada AESE também replicou o programa em Portugal.

Lançamento de Decisões 4.0

No Método do Caso, o professor não dá a solução, ele tem que tirar do aluno esta solução. Assim, o professor tem que ser uma pessoa que não está pensando nele – embora seja um doutor, laureado – está pensando no aluno. Tem que ser generoso, humilde, curioso. Tem que ter capacidade de enxergar os alunos porque a cada aula ele tem que fazer ajustes para cada tipo de sala com alunos diferentes – como eles são e não como ele gostaria que fossem!

recital
Recital de Inauguração do Auditório

2021

Lançamento do Programa Leader ID e 1ª Edição do Programa Desafios da Família Empresária.

Celebração do aniversário de 25 anos do ISE Business School.

Inauguração do Auditório com o “Recital a dois pianos”.

Premiação TOP of Mind de RH: Indicação do ISE entre as cinco marcas mais lembradas na categoria Educação.

top-of-mind-rh
Indicação ao Prêmio TOP of Mind de RH 2022

2022

Premiação TOP of Mind de RH: indicação do ISE Business School entre as cinco marcas mais lembradas na categoria Educação Executiva, pelo segundo ano consecutivo.

Nomeação do Auditório do ISE Business School: uma homenagem ao Jurista e Fundador do Centro de Extensão Universitária, Ives Gandra da Silva Martins.

Realização do 5º Fórum ISE Business School com o tema: “Família – a visão da alta-liderança” e Lançamento do Estudo Family Supportive Workplaces.

Lançamento do Advanced Board Leaders Program.

AMP e PMD Reunions: realizamos, pela primeira vez no Brasil, o Encontro de todas as turmas do PMD – Program for Management Development e AMP – Advanced Management Program.

2023

Duas turmas do Executive MBA Internacional do IESE campus SP.

Lançamento do CEHDI – Centro de Estudos de Humanidades e Desenvolvimento Integral.

Fundação da Faculdade BelaVista.