A Instituição

Fundado em 1996, em São Paulo, o ISE Business School é uma escola de Negócios focada na tomada de decisão da Direção Geral, responsabilidade de empresários, presidentes e alta liderança das empresas que têm por missão servir a sociedade, gerindo seus negócios com profissionalismo e integridade, cuidando sempre do desenvolvimento das pessoas.

Nosso objetivo é contribuir para o aprimoramento de empresários, empreendedores e executivos que, no desempenho de seu papel como lideranças, sejam orientados à ação, à implementação das estratégias, visando bons resultados e a perpetuidade dos negócios.

O que nos diferencia em nosso mercado é a nossa visão humanística da direção de negócios, situando as pessoas no centro das decisões. Desde o início de nossas operações, há quase 30 anos, promovemos a formação de lideranças executivas e empresariais ao aperfeiçoarmos sua capacidade diagnóstico, síntese e tomada de decisão, com clareza de critérios e criatividade na busca de alternativas, e avaliação de seus impactos em todos os stakeholders e no ambiente em que atuam. A jornada dos participantes nos programas oferecidos pelo ISE é pensada para resgatar o valor da pessoa, como princípio, meio e fim, cientes de que as decisões centradas na pessoa em todas as suas dimensões permitirão aprimorar o seu desenvolvimento pessoal e social e o da organização como um todo.

Queremos que as lideranças, ao final de nossos Programas, sintam-se capacitadas a tomar decisões de alta complexidade em ambientes incertos e competitivos, e de criar valor no curto prazo, ao mesmo tempo em que constroem os resultados de longo prazo e zelam pela perenidade dos negócios.

Todos os nossos programas de educação executiva são desenvolvidos sob a perspectiva da Direção Geral, o que permite ampliar a circunspecção, e privilegiam metodologias experienciais. O objetivo é aperfeiçoar a tomada de decisão e aumentar a capacidade de ação dos participantes além de ampliar  e atualizar conhecimentos. O “Método do Caso”, desenvolvido por Harvard, e aplicado em nossos programas, é uma – metodologia de aprendizagem ativa que proporciona a oportunidade de explorar dilemas reais de negócios ocorridos em diversos setores e localidades, ampliando o repertório dos participantes. A metodologia, que completou 100 anos em 2021, continua sendo a mais eficaz no desenvolvimento da virtude da prudência, na objetividade e sagacidade, na escuta ativa e pensamento crítico.  

Durante a vivência na escola, os participantes passam por um profundo processo de autoconhecimento, com o qual têm a oportunidade de revisar atitudes e valores, desenvolvendo, assim, uma série de virtudes que contribuem para ressignificar o trabalho e sua forma de decidir e agir. Acreditamos que a transformação das empresas começa pela transformação das pessoas.   Por isso, cuidar das pessoas e apontar um novo caminho de desenvolvimento de líderes inspiradores, capazes de transformar as organizações e a sociedade com profissionalismo e espírito de serviço é o que fazemos no ISE Business School.

Queremos que as lideranças, ao final de nossos Programas, sintam-se capacitadas a tomar decisões de alta complexidade em ambientes incertos e competitivos, e de criar valor no curto prazo, ao mesmo tempo em que constroem os resultados de longo prazo e zelam pela perenidade dos negócios.

O ISE Business School tem profundo conhecimento da realidade local, com escopo internacional, e conta com professores de diferentes escolas da América Latina, de Portugal e do IESE, na Espanha. Desde 2002, há mais de 20 anos, o ISE e o IESE mantêm uma forte relação de confiança que nos impulsionou a realizar várias atividades em conjunto. Naquele ano, lançamos no Brasil programas de educação executiva com caráter internacional voltados para alta direção – como o PMD e o AMP – que complementaram a oferta de programas de desenvolvimento que o ISE já ministrava desde o ano de sua fundação em 1996. Em 2012, com a inauguração do prédio em São Paulo, começamos a oferecer o Executive MBA do IESE, programa único no país, com a formação da primeira turma. O IESE Business School é #TOP2 no ranking Financial Times em 2023.

O constante intercâmbio de experiências e conhecimento entre as duas instituições leva ao desenvolvimento conjunto de novos programas e estudos acadêmicos de caráter internacional. Os professores brasileiros dão aula em Barcelona e os espanhóis ou de outros países e de escolas associadas fazem parte da grade de várias programas ministrados no Brasil. Além disto, compartilhamos a mesma missão, sendo que no ISE, a ênfase desta missão é voltada especialmente ao mercado brasileiro.

O rigor acadêmico dos nossos programas, resultante da dedicação exclusiva de nossos professores, sedimenta o conhecimento necessário para formar o empresariado para tomar boas decisões a partir de uma aguçada capacidade de diagnóstico, síntese e resolução de problemas. O valor que geramos no ISE apoia-se em um corpo docente exclusivo, de elevada reputação acadêmica, pautada no rigor científico e no conhecimento prático de negócios e tendências, o que nos possibilita dispor da pluralidade de ideias necessária para a geração de conteúdos e pesquisas de alto padrão e relevância.

Os programas do IESE, ministrados no Brasil, em nosso campus, têm certificação internacional: o Executive MBA Internacional; o AMP – Advanced Management Program, dirigido a acionistas e CEOs, e o PMD – Program for Management Development, direcionado a diretores executivos em transição para a alta liderança.

 Os programas oferecidos pelo ISE Business School são estruturados em três dimensões, indispensáveis ao processo de tomada de decisão:

  1. A capacidade estratégica – que pressupõe visão de futuro e permite aplicar com eficácia a técnica e os recursos para atingir resultados e perpetuá-los;
  2. A política – que permite tomar melhores decisões e liderar as pessoas para um fim comum – e
  3. A ética – que permite exercer uma conduta virtuosa, fruto do autoconhecimento e autogoverno.

Desejamos ser uma instituição reconhecida por discussões profundas e embasadas, empenhada na promoção da importância da educação executiva integral e humanística para o melhor desempenho das lideranças e das empresas e o consequente impacto positivo, transformador e relevante no desenvolvimento do Brasil.

Além dos programas abertos, o ISE Business School oferece programas customizados, moldados às necessidades e demandas de empresas de diversos segmentos e tamanhos.

NOSSA MISSÃO, NOSSO PROPÓSITO

“Desenvolver líderes empresariais capazes de transformar pessoas, organizações e a sociedade, de forma profunda e duradoura, por meio do profissionalismo, integridade e espírito de serviço

O ISE Business School é uma iniciativa corporativa do Opus Dei, Instituição da Igreja Católica que procura construir uma sociedade mais humana pelas obras que empreende nos mais de 70 países em que está presente.

Nossa medida é a medida do bom, do justo, da ética

Nossos valores norteiam nosso comportamento e são nossos referenciais inegociáveis que ajudam a refletir sobre atitudes no dia a dia, dentro e fora do trabalho. São os atributos positivos esperados de todos nós na Escola.

Os valores que nos acompanham desde nossa fundação:

  • Excelência no desempenho de nossas atividades
  • Profissionalismo
  • Relações pautadas pela Ética e pela Excelência
  • Espírito de Serviço
  • Humildade
  • Aprender e Empreender Continuamente
  • Compromisso com o bem-comum
  • Valorização do Ser Humano
  • Promoção do desenvolvimento Humano Integral
  • Integridade

Sabemos do tamanho da nossa missão e do desafio que temos pela frente. Buscamos profundidade em tudo que fazemos. Não poderia ser diferente em relação a nós mesmos, nossa autocrítica e a busca pela melhora pessoal. Temos claro que precisamos desenvolver e cultivar virtudes que nos ajudarão a ser pessoas melhores para podermos trabalhar melhor. As principais delas são:

  • Sinceridade: de forma cordial, dizer as coisas que pensa, sente e vê. Assumir os erros
  • Otimismo / Perseverança: buscar soluções e alternativas com olhar positivo. Não parar diante das dificuldades
  • Magnanimidade: pensar as coisas com visão grande, sonhando alto e, encarar as dificuldades
  • Humildade: querer se conhecer, querer melhorar, reconhecer vícios e não querer aparecer mais que os outros
  • Laboriosidade: trabalho intenso. Fazer bem-feito o que precisa ser feito
  • Generosidade: fazer pelos outros sem esperar nada em troca
  • Audácia: inovação, arrojo, realizar ações difíceis e ousadia

Buscamos inspiração para trabalhar diariamente com bom humor e alegria, cientes de que o ISE é feito por cada um de seus colaboradores e por todos juntos, unidos pelo mesmo propósito. Zelamos por uma gestão humanizada, centrada na Pessoa, que permite e estimula o desenvolvimento das pessoas e que visa a construção de relações de longo prazo, baseadas na confiança.

Acreditamos que as pessoas são livres e autônomas para tomar suas decisões responsavelmente, em consciência, e responder por elas. No ISE, queremos contar com pessoas que sejam exemplos nas virtudes, no autoconhecimento e no aperfeiçoamento humano. Que saibam errar e se corrigir. É aqui que queremos proporcionar um espaço de reflexão e diálogo, tanto para alunos, colaboradores e demais stakeholders.

Nossos pilares de atuação na sustentabilidade
Com uma atuação transversal, tendo por responsabilidade a inserção e a integração da Sustentabilidade em diretrizes, ações e tomada de decisões na Escola, buscando alternativas e soluções em toda a organização, atuamos em quatro principais pilares: social, meio ambiente governança e econômico com o apoio de relatórios que nos permitem tangibilizar os impactos positivos dessas ações.

Nosso entendimento sobre Sustentabilidade

Teremos uma sociedade mais sustentável quando as pessoas estiverem preparadas para decidir com integridade, caridade e justiça. Teremos uma sociedade mais sustentável ao colocar as pessoas no centro das nossas decisões, possibilitando o seu florescimento humano e profissional. Sabemos que o desenvolvimento e aprendizado contínuo permitem às pessoas crescerem na consciência do efeito que suas escolhas causam em seu entorno, assim como as permite trabalhar por um propósito genuíno, com impacto positivo e duradouro.
Acreditamos que ao serem pessoas melhores, serão capazes de atuar com responsabilidade, empatia, generosidade e justiça construindo um futuro melhor para todos.
A sustentabilidade, neste sentido, é fruto do modo de pensar, sentir, decidir e agir de cada pessoa, de uma atuação ética e responsável. Essa responsabilidade vai muito além do cumprimento da legislação e do alinhamento com as políticas públicas. Entendemos a Pessoa como um ser dotado de liberdade para decidir responsavelmente, com consciência, e responder por suas decisões, de modo a atuar com princípios e valores e trabalhar com intenção genuína de solucionar os problemas da sociedade.

campus_ise-sao-paulo
Prédio do ISE Business School / São Paulo-SP

Relatórios Anuais

In Memoriam

Paulo Roberto Ferreira
Fundador do ISE Business School e Presidente do Conselho

“Desejamos ajudar no desenvolvimento de profissionais que, no seu desempenho, sejam avaliados pela orientação à ação, tenham uma grande capacidade de trabalhar em equipe e que na direção de pessoas impulsionem valores humanistas e éticos.

Acreditamos que estes são os gestores que constroem o futuro.”